Ana Sofia Vasconcelos Matias Valença Rodrigues

Nasceu em Lisboa em 15 de Dezembro de 1974.

É Casada, com Rui Pedro Maneira Câncio , Professor de Educação Física e “Desportista de Alta Competição” que sempre incentivou e apoiou a sua vida profissional.

Iniciou-se nestas actividades «Equestres» um pouco mais tarde que as suas irmãs.

Todos os tempos livres eram dedicados aos seus animais.

Sempre atraiu e sente atracção por todos os animais. Recolhia qualquer animal abandonado, transformando o Centro Equestre por vezes num autentico Jardim Zoológico.

Quando ganhou o seu primeiro cavalo ( cada cavaleiro consoante a sua mentalidade e preparação, é-lhe atribuído um cavalo afim de preparar e treinar até mostrar os resultados pretendidos ), impressionou a todos pois a sua ternura, amor aos animais paciência e os anos de experiência adquiridos na convivência quer da família quer dos alunos, fizeram milagres. Torna os cavalos dóceis e os mal educados mais tolerantes.

Com quinze anos apenas, começou a recolha de elementos e estudos para a construção de um canil, com clinica permanente e hospedagem, na altura projecto inédito na nossa zona.

Contratou um arquitecto oficial e neste momento o seu sonho já esta aprovado. Tem o terreno e a aprovação do respectivo projecto.

Falta-lhe a parte sempre mais difícil!

O arrancar de uma obra que apesar de pequena envergadura tem sempre grandes encargos e poucos apoios.

Como Cavaleira Internacional, estreou-se na Equitana em Essen na Alemanha em 1987 – sendo a porta estandarte – montando o Sultão, executando todos os Ares de Alta Escola que este sabia, perante os milhares da assistência e câmaras de Televisão.

A partir de 1991 começou a integrar todos os espectáculos do Centro, a nível nacional e no estrangeiro, montando principalmente o seu Cavalo preferido o “EPÁ” que ela mesmo ensinou desde poldro até aos mais difíceis exercícios, passando pelos ares de alta escola até aos trabalhos de fantasia a galope sendo especialista nas passagens de mão a tempo.

Foi um cavalo de trato fácil, meigo, artista e feliz enquanto viveu. Teve a triste sina de falecer aos 8 anos de idade, ainda com muitos potenciais para dar, devido a uma daquelas cólicas que não perdoam.....

(EPÁ e o seu historial...)

De 2001 a 2002 Integrou o grupo de cavaleiros da “Royal Horse Gala” sendo a solista durante algumas temporadas substituindo as irmãs que se encontravam na Tailândia ocupadas com o projecto do Centro Hípico e de Turismo do “HorseShoepoint”.

Na Tournée da “Apassionata II “ de 2004/2005 sempre que necessário substitui a Luisa como aconteceu nas cidades de Münster, Innsbruck, Chemnitz, e recentemente Kassel enquanto a irmã ia para os treinos em Los Angeles para preparar os Espectáculos da Final do Campeonato do Mundo em Las Vegas 2005.

No entanto, o seu percurso internacional não tem sido tão completo como o da Luisa e da Filipa pois alguém tem de ficar.... e é ela que se ocupa das classes e dos espectáculos do Centro Equestre; ficando sempre como a - “Responsável”!

As Classes de Equitação e os Estágios estão sob sua orientação.

Tem os seus dias completamente preenchidos com dezenas de alunos pois sem a criação deste novo programa, era difícil de encontrar e preparar novos valores, os continuadores da nossa Escola no Futuro.

 

As suas filhas, a Inês e a Beatriz seguir-lhe-ão as pisadas!

A Inês estreou-se na lide dos espectáculos, aos 3 anos de idade, na Gala da Feira da Golegã e, desde então tem sido presença assídua quer nesta Feira quer em alguns espectáculos em que a sua presença seja solicitada.

 

 

 

 

APLS - CASCAIS

 

 

Nacionais

 

Estrangeiro