Luís Valença

 

Siga-nos no

 

Luís Filipe Duarte Valença Rodrigues

Natural de Lisboa
Nascido a 18 de Maio de 1946
Casado
Curso Geral dos Liceus

Frequência da Escola Superior de Medicina Veterinária em 1968/1969/1971
Serviço militar de 1969 a 1971

Detentor do 1º Projecto de um Centro de Equitação de Formação e de utilidade Turística, aprovado em Monsanto em 1974, antes da Revolução de Abril. Por motivos óbvios ficou esquecido numa secretária e, mais tarde, passados anos, quando foi contactado para saber da sua viabilidade já se encontrava instalado em Vila Franca de Xira.

Especializou-se em Espanha na organização e orientação de grupos turísticos de Fevereiro de 1975 a meados de 1977

Mestre - Picador da Escola Portuguesa de Arte Equestre

Proprietário e Director Técnico do CELG - Centro Equestre da Leziria Grande, Lda. - Vila Franca de Xira.

 

Consultor da Comissão Municipal de Turismo de Vila Franca de Xira

Responsável Técnico da "Royal Horse Gala" - grupo de 4 Academias - com cerca de 40 cavalos e 20 cavaleiros - com um projecto de divulgação e promoção do cavalo barroco que teve início em 1996

 
 

Conselheiro Técnico da A. P. S. L.

Membro do Conselho Superior de Equitação da FEP - Federação Equestre Portuguesa

Mestre de Equitação c/certificado emitido pela FEI Federação Equestre Internacional em 16.02.98 nº 271

Medalha de Mérito Municipal, atribuída nos termos do Regulamento de Insígnias e Medalhas Municipais, pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em Maio de 1998.

Trofeu Revista Equitação na área de "Centros Hípicos" Atribuído em Novembro de 2000 - Golegã

Director Técnico da Academia de Arte Equestre e complexo Turístico "THE
HORSESHOE POINT RESORT AND COUNTRY CLUB", em Pattaya - Bangkok -
Tailândia onde em Agosto de 2001 procedeu à Abertura Oficial
.

 

Trofeu Carreira - atribuído em Novembro de 2001 - Golegã

 

 

Padrinho" da Academia do Espectáculo Equestre de Versailles- Título conferido em Agosto de 2002 com Inauguração em Fevereiro de 2003

Desde Novembro de 2002 até à presente data faz parte da Organização dos diferentes Espectáculos da “APASSIONATA”

Em Junho de 2003, quando da XV Edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DO PURO SANGUE LUSITANO, foi o Presidente e o Homenageado do Certame tendo recebido o Título de Cavaleiro Honorário da Escola Portuguesa de Arte Equestre.

 

Iniciou a prática de Equitação em 1951, no Picadeiro das Amoreiras de José Mota. Aí recebeu as primeiras lições de Emílio Mota e, mais tarde na Escola de Equitação do extinto Colégio Infante de Sagres, propriedade de seu Padrinho, Fernando Ralão, a pessoa que mais o influenciou e ajudou na escolha de tão apaixonante profissão.

Depois do ensinamento recebido por Mestre Mota e, da vivência e experiência ganha através de seu Padrinho, teve o privilégio de receber classes do último Picador Real, D. José Manuel da Cunha Menezes, desde 1966 até à data da sua morte em 1969. A partir de então Estagiou no Picadeiro da Póvoa de Stº Adrião com Mestre Nuno de Oliveira.

Em 1963 começou a trabalhar profissionalmente no ensino de Cavalos no Picadeiro Infante de Sagres e após a extinção destas instalações continuou no Picadeiro da Alameda das Linhas de Torres, no Lumiar, também propriedade de seu Padrinho.

Desde então e até ao ano de 1975, foram inúmeros os Cavalos ensinados e dezenas os Cavaleiros que aí iniciaram também a sua vida profissional, muitos dos quais estão hoje colocados nos principais Centros Equestres, quer no Estrangeiro quer em Portugal, nomeadamente na Escola Portuguesa de Arte Equestre, da qual também faz parte desde a sua fundação em 1979.

 

Durante os anos de 1970 a 1975, a par do trabalho no Picadeiro do Lumiar, também orientou o inicio do Clube de Campo de Lisboa "Aroeira", deu toda a colaboração a Mestre Nuno de Oliveira quando da formação do seu novo Picadeiro na "Quinta do Brejo", na Malveira e, sempre que este o solicitava, além de ter durante vários anos orientando o Picadeiro da Coudelaria de "Francisco Ribeiro" no Cartaxo.


De Fevereiro a Setembro de 1975, trabalhou nas Instalações da " Real Escuela Andaluza " em Jerez de la Frontera, em Espanha onde demonstrou e divulgou as características do cavalo Lusitano, ensinando os métodos e segredos da Equitação Tradicional Portuguesa.

 

   

 

Entretanto foi convidado a organizar e orientar um novo Centro Hípico num Clube de Turismo, nas Ilhas Canárias, o " Tauro Country Club ", em Porto Rico de Gran Canária, tendo recebido em Janeiro de 1976 o Prémio Anual do Turismo, resultado do seu esforço na realização deste grande projecto, tendo sob a sua orientação um grupo de 24 cavalos e exibições semanais com a participação de oito cavaleiros.

 

Tendo regressado a Portugal foi convidado a integrar o corpo de cavaleiros da recém fundada Escola Portuguesa de Arte Equestre, a qual passou a depender do Ministério da Agricultura a partir de 1979.

De 1979 a 1997 participou em todas as actividades e representações que esta Academia desenvolveu, e, apesar de ter parado com estas exibições devido a compromissos posteriormente assumidos pelo Centro Equestre, continua a fazer parte honorária desta Academia, recebendo em casa alguns exemplares desta Escola que continuam o trabalho sob a sua orientação.

 

De 1981 a 1983 empenhou-se na projecção e construção de um Projecto de grande envergadura o actual "CENTRO EQUESTRE DA LEZIRIA GRANDE", Localizado em Vila Franca de Xira, no centro de uma importante região de criadores, em zona verde e despoluida, foi criado exclusivamente para o cavalo e para as modalidades com ele relacionas tendo iniciado a sua actividade a partir de 1983, realizando ao longo dos anos um invejável património cultural entre cavalos ensinados e alunos formados, uns e outros presentes nas sete partidas do Mundo, o CENTRO EQUESTRE DA LEZIRIA GRANDE tem sabido manter o espírito inicial e a chama dos primeiros dias, provando que o amor aos cavalos é coisa que vale a pena !
 

Datas "Principais" a Registar de 1984 a 1998

REPRESENTAÇÕES DO C.E.L.G. NO ESTRANGEIRO

1984 FRANÇA - "SALÃO DO CAVALO " DE PARIS -DEZEMBRO REPRESENTAÇÃO OFICIAL DO CAVALO LUSITANO

1985 ESPANHA - VALÊNCIA - FESTIVAL LUSO ESPANHOL - ABRIL

1987 ALEMANHA - ESSEN "EQUITANA" - MARÇO REPRESENTAÇÃO CAVALO LUSITANO E INTEGRAND O HOP-TOP SHOW

1987 ESPANHA - VALÊNCIA (PÁSCOA 1º GRUPO) - ABRIL

1987 ITÁLIA - FESTIVAL HIPICO DE CARPIANO (2º GRUPO) - ABRIL

1989 ITÁLIA - MILÃO "EQUUS "-ABRIL- FEIRA INTERNACIONAL DE MILÃO

 

1991 FRANÇA - BORDÉUS - DEZEMBRO - JUMPING INTERNACIONAL - TAÇA VOLVO
1992 FRANÇA - PARIS - MARÇO - SALÃO INT.AGRICULTURA DE PARIS
1992 ESPANHA - SALAMANCA - JUNHO - 1ª FÉRIA GANADERA
1992 INGLATERRA - BIRMINGHAM - JULHO - ROYAL SHOW
1992 FRANÇA - ARLES - AGOSTO - ARENAS ROMANAS
1992 FRANÇA - BÉZIERS - AGOSTO - FESTAS DA CIDADES
1992 ESPANHA - ÁVILA - AGOSTO - FÉRIA GANADERA
1994 FRANÇA - TARASCON - JUNHO - CHEVAL PRESTIGE
1994 INGLATERRA - BIRMINGHAM - JULHO - 2ª PRESENÇA NO ROYAL SHOW
1994 FRANÇA - ST. MARIES DE LA MER - JULHO - FESTAS DA CIDADE
1994 FRANÇA - DAX - JULHO - FESTAS DA CIDADE
1994 FRANÇA - TARBES - AGOSTO - FESTAS DA CIDADE
1994 ESPANHA - ÁVILA / PIEDRAHITA - AGOSTO - FÉRIA GANADERA
1994 FRANÇA - RENNES - SETEMBRO - JORNADAS EQUESTRES
1995 SUISSA - BERNE - BEA FEIRA INT. DA AGRICULTURA
1995 ALEMANHA - STÜTTGART OUTUBRO - JUMPING INTERNCIONAL
1995 AUSTRIA - VIENA - NOVEMBRO - JUMPING INTERNACIONAL
1996 FRANÇA - AVIGNON - JANEIRO - FESTIVAL INTERNACIONAL
1997 BÉLGICA - BRUXELAS - 4 a 5 OUTUBRO -CAMP. INTE.R. CAVALO LUSITANO
1998 FRANÇA - FONTAINEBLEAU - 11 E 12 JUNHO - NSTITUTO INSEAD
1998 BELGICA - BRUXELAS - SOIRÉE DE GALA "ICEP" - 2 E 3 OUTUBRO HOMENAGEM A MESTRE NUNO DE OLIVEIRA

 

Datas + significativas desde 1996

O Centro Equestre da Leziria Grande, Embaixador da Arte Equestre Portuguesa e, Divulgador do Cavalo Lusitano faz parte de uma Organização "The Royal Horse Gala" , que desde 1996 até finais de 2002 percorreu mais de uma dezena de países em dezenas de espectáculos, de caracter cultural, exibindo-se nas principais salas de espectáculos da Europa, dirigido a um público em geral sob a orientação técnica de mestre Luís Valença.
QUADRO ANEXO - " RHG Datas "

Em junho de 2002 - Homenagem a Luis Valença

Em Novembro de 2002 passou a integrar uma nova Organização, denominada “Apassionata", espectáculo este, completamente renovado, com técnicas, músicas e coreografias inéditas, um verdadeiro Bailado Equestre ! (Quadro datas 2002/2003)

Em Novembro de 2003 dando continuidade à política de modernização e actualização do programa a apresentar, com um novo director artístico estreou-se a nova Apassionata – “Die Galanacht der Pferde” em Saarbrücken e, desde esta data até Julho de 2004 foram 21 as Cidades visitadas de 5 Países da Europa (Datas de 2003/2004)

Estatistica da Apassionata 2003/2004

Devido ao grande êxito obtido na temporada anterior, havendo pedidos para as mesmas datas, em Cidades e Países diferentes além da Apassionata I que se passou a designar “Apassionata European Tour” (anexar o link para a respectiva página) organizou-se a Apassionata II então designada “Apassionata Ovations Tour” (anexar o respectivo link desta página) estas, com orientação técnica dos chefes de cada equipa, no entanto, com outras características, nova encenação novas coreografias e novos efeitos quer de luzes e bandas sonoras.

APASSIONATA I – (DATAS EUROPEAN TOUR 2004/2005)

APASSIONATA II – (DATAS OVATIONS TOUR 2004/2005)

 

Temporada 2005/2006

Em Julho e Agosto de 2005 estão previstos Espectáculos do CELG em Tarbes e Béziers, respectivamente

Em Outubro de 2005 será levado a efeito uma Grande Gala de Beneficência em Paris – Bercy assim como uma representação do CELG no Jumping Internacional de CAEN.

2005/2006

Em Novembro dar-se à inicio às duas novas Tours da Apassionata, desta vez a “Apassionata Ovations Tour” que irá visitar as principais Capitais da Europa – MAPA 2005/2006

E, para que haja remodelação e inovação está a ser criada um terceiro espectáculo já com novas datas reservadas e que irá substituir a primeira Apassionata – a “Hommage Apassionata – Die Galanacht der Pferde” ( www.pferdgala.de - MAPA 2005/2006)

Mais uma vez o CELG estará representado nestas duas organizações com os seus Cavalos e Cavaleiros.

 

 

Objectivos presentes a curto, médio e longo prazo:

Continuar com a Organização da “Apassionata” com o intuito de divulgar e promover o Cavalo Lusitano e a tão afamada arte Equestre Portuguesa;

Trabalhar os cerca de 60 cavalos existentes no CELG.
Orientar e dar formação a todos os futuros jovens cavaleiros.
Dar apoio a todos os alunos dos Centros Profissionais, quer de Abrantes, Alter ou Santarém.
Organização de Eventos e Congressos no Centro Equestre.
Apresentação do Espectáculo do Centro Equestre intitulado "O Cavalo e o Homem" nos vários Certames e Feiras ou Exposições, sempre que este é solicitado.

 

No “Projecto de Divulgação” do nosso Cavalo Lusitano, tem os seus alunos em vários Centros, dando a sua colaboração em Estágios ou mesmo participando em vários Espectáculos Equestres:

www.ridingschoolasia.com

www.robinsonlusitanos.com

www.equitationportugaise.com

www.pferdegala.de

Colaborar com Jornalistas e Publicações de vários Países nomeadamente com Mette e Jan Lindblad jr . Grandes entusiastas e os principais divulgadores do cavalo Lusitano na Suécia .