Falar do Centro Equestre; do Cavalo Lusitano; da Tradicional Arte Equestre, é falar de um sonho de um homem de cavalos - Luís Valença Rodrigues -, a quem uma mulher, com os mesmos sonhos e objectivos, faz companhia e assegurou futuro e descendência !

Suas três filhas...

uís Valença, oriundo de uma família onde o cavalo existia, com tenra idade iniciou a prática de equitação tendo como mentores grandes homens que ao longo da sua infância, juventude, formação e profissionalização. lhe incutiram os segredos e mistérios que ele hoje tão bem sabe transmitir aos seus discípulos ...!

No coração de uma importante região de criadores de cavalos se situa o Centro Equestre da Leziria Grande, criado, exclusivamente para o cavalo e para todas as modalidades com ele relacionadas.
Nascido, formalmente de uma sociedade entre dois homens de cavalos; Luís Valença e Jerónimo Fenollos, Valenciano mas amante do cavalo Lusitano, adquire em 1980 o Sultão um belo Palomino de porte invulgar e carácter superior, verdadeiro ex-libris de um projecto qualificado e de uma mística diferente, tem sido ao longo destes anos o polo de atracções e o cartão de visita da família Valença.

Cavalo de curriculo impar, que desde 1984, ano em que debutou no Salão Internacional do Cavalo, num Espectáculo de Luz e Som arrebatou Paris, até aos nossos dias, verdadeiro Globe Trotter da Equitação com presenças anuais nos principais palcos equestres da Europa, é o elemento mais procurado pelos milhares de visitantes deste Centro Equestre.

Realizando ao longo dos anos um invejável património cultural entre cavalos ensinados e alunos formados, uns e outros presentes nas sete partidas do Mundo, o CENTRO EQUESTRE da LEZIRIA GRANDE tem sabido manter o espírito inicial e a chama dos primeiros dias, provando que o amor aos cavalos é coisa que vale a pena!

1983
1981